Dicas de Adubação Para orquídeas

Comentarios

Não diferente das demais plantas cultivadas, as orquídeas são capazes de absorverem nutrientes, tanto através das raízes quanto através das folhas e isso facilita o uso da adubação foliar das orquídeas.

Os adubos tem a finalidade de fornecer nutrientes para a planta. São conhecidos como macronutrientes e micronutrientes.

Vamos entender melhor: os macronutrientes são conhecidos como NPK: Nitrogênio(N), Fósforo(P) e Potássio(K), esses são os tipos de nutrientes que as orquídeas necessitam em maior quantidade.

Os micronutrientes são: zinco, cobre, cobalto, magnésio e outros e apesar de serem aproveitados em menor quantidade, esse tipo de nutriente é indispensável para a planta.

Como Usar Fertilizante Para Adubação de Orquídeas


Dicas de Adubação Para orquídeas

O Fertilizante mais indicado para adubação de orquídeas é o NPK 20-20-20. Ele é um pó azulado usado para borrifar as folhas e o substrato (a terrinha que fica no vaso da orquídea, que não é exatamente uma terra). Aconselha-se usar uma vez por semana de preferência nas horas mais frias, de manhã logo cedo ou no finalzinho da tarde.

Preparação do NPK Para Adubação de Orquídeas

1 - Dilui-se uma colher de café em um litro de água, mas devem-se seguir as orientações contidas no rótulo, porque a diluição pode ser diferente de acordo com o fabricante.

2 - Jamais coloque adubo a mais do que o recomendado, isso pode queimar as folhas e até matar a planta. Usar o adubo em uma dosagem menor fará bem a as suas orquídeas.

Dica:

Se você optar em adubar as orquídeas via raízes, não tem um horário específico, no entanto, se for foliar é importante que seja nas horas mais amenas do dia, para que os nutrientes pulverizados nas folhas da planta não causem efeitos que possam prejudiciais ao tecido foliar pela incidência dos raios solares como queimaduras, por exemplo.

Lembre-se, o substrato por si já fornece uma boa parte de nutrientes necessários à planta, pois à medida que ele se decompõe vai liberando nutrientes que através da água é absorvido pela planta. Isso, porém, não é a solução definitiva para a planta crescer e se desenvolver bem necessitando assim da adição de adubos que pode ser químicos (minerais), orgânicos, ou mistos.


Para obter mais informações sobre como cuidar de suas orquídeas CLICK AQUI

Caros leitores, depois de ler o Conteúdo, forneça comentários construtivos. Sua opinião é muito mais valiosa para o Site. Obrigado.